Dedicação. Essa é a palavra que melhor define a atuação incansável de Mariane.
Iniciou sua formação em Educação Física, tornando-se personal trainer ainda em 1994. Proprietária de uma academia referência em Curitiba, a qual iniciou a transformação da cultura dentro das academias no Paraná, trazendo a musculação à frente da até então popular ginástica aeróbica. Sempre com pensamento de vanguarda e sendo precursora de grandes transformações por onde passou, em 1996, com a inauguração da Academia, Mariane criou e desenvolveu os manuais de treinamento técnico de professores de musculação e personal trainers e instituiu o treinamento personalizado (personal training) como serviço dentro da academia. Desenvolveu um programa até então inexistente de parceria com as universidades oferecendo cursos de formação de estagiários dentro da área de academia.
Palestrante e professora de muitos cursos na área de atividade física e saúde ficou intrigada quando percebeu que muitas vezes os benefícios do exercício para a estética ou para a saúde cardiológica eram muitas vezes alcançados as custas do comprometimento da saúde articular.
Sempre questionando o status-quo e com muitas perguntas ainda sem respostas, em 2002 Mariane concluiu a graduação em fisioterapia pela Universidade Positivo. Ainda durante a faculdade quando levou seus melhores professores da academia para participarem da Conferência Mundial de Fitness (IDEA) escutou o Tom Purvis falar pela primeira vez. Naquele momento entendeu que com os princípios da Mecânica do Exercício ensinados por Tom encontraria as respostas que tanto buscava. Participou e concluiu o RTS Master em 2002. Convidada por Tom para difundir esse conhecimento transformador no Brasil, traduziu todos os manuais do RTS para o português e se tornou em 2003 representante oficial do RTS no em todo país.
Dedicada em ensinar a Mecânica do Exercício com excelência, Mariane já ministrou cursos em todo país e foi a porta voz dos cursos e seminários sobra análise mecânica de equipamentos de musculação da empresa Cybex no Brasil entre 2003 e 2006.
Em 2006, com sua mudança para Charlotte nos USA, onde reside até hoje, Mariane começou a contribuir diretamente com o crescimento do RTS em todo mundo sendo diretora de certificações e colaborando com Tom Purvis em todo o desenvolvimento e evolução dos programas do RTS, tanto nos Estados Unidos como no Brasil.
Como fisioterapeuta clínica e gerente do departamento de fisioterapia do Hospital Ortopédico de Charlotte (USA), Mariane liderou a equipe de profissionais do hospital à maior transformação até então experimentada em qualidade de atendimento através do desenvolvimento, construção e implementação de uma academia dentro do hospital, oferecendo tratamento com exercícios resistidos a todos os pacientes que se qualificavam. Isso lhe concedeu o prêmio de profissional do ano no “Círculo de Excelência”, em 2011. Em 2016 foi convidada a participar da residência clínica em Traumato Ortopedia dentro de um dos maiores centros ortopédicos dos USA, a qual ainda está em curso.
Apaixonada por ensinar e ajudar profissionais em todo mundo a alcançarem maior autonomia em sua prática, Mariane encontrou dentro do RTS e através da didática de ensino da Mecânica do Exercício que este oferece uma maneira da ciência fazer sentido e tem ensinado muitos profissionais de uma maneira simples a aplicável a, muitas vezes difícil, biomecânica do exercício.